28/04/2009

A dificil tarefa de educar

"Que me desculpem os ignorantes, mas educação é fundamental"
Nunca pensei que seria tão difícil passar a educar, me tornar uma "fessora".
Tenho amado a cada dia meus alunos, e a tarefa que me foi confiada, repassar um pouco do que sei e ajuda-los a ter um futuro melhor. É claro que existem alunos e alunos, e nem sempre é fácil com todos, nem toda turma é amável e maleável, fazer o que? Aprender a amar cada um como se fosse um amigo de verdade, mesmo os que não são.
Sentir que o papel de educadora cai bem a qualquer um que gosta e quer se sentir útil contribuindo com a sociedade que vive, e comigo não é diferente, quando penso que cada pessoa que ali esta vai um dia poder olhar trás e poder dizer: "É, ela me ajudou, mesmo quando eu pensei que não serviria pra nada". Será sem duvida alguma, recompensador.
Então me pego pensando, mesmo sendo algo "realizante" a mim, não é fácil, ali sou formadora de opinião, sou construtora de sonhos e saberes, amiga, irmã, colega, fessora, conselheira, o que implica em uma grande carga sobre os ombros dos educadores do Brasil afora, e como fui injusta com meus mestres muitas vezes, como não os via como pessoas, apenas como meros robôs de jogar lição no quadro. Quão injusta fui, boba!
Mas o importante é usar a pedagogia do amor, próprio e ao próximo, assim terei certeza de que poderei um dia olhar pra trás e dizer. Valeu a pena!

Um comentário:

Mensageiro Ed disse...

Não a toa, essa foi uma das denominações do nosso Pai do céu. "A minha vida é do Mestre, meu coração é do meu Mestre, a minha vida é do Mestre, minha esperança é meu Mestre..!" Vá em frente irmãzita, sem olhar pra trás, aí verás como disseste ao fim, como vai valer a pena..

 
©2008 Douglas Bowman Por modificado por Elke di Barros